O que são as Injeções Intravítreas de Anti-VEGF?

Injeções Intravítreas de Anti-VEGF são realizadas para tratar DMRI exsudativa, Edema macular Diabético, Retinopatia Diabética Proliferativa, Degenerações retinianas com Membrana Neovascular sub-retiniana e Oclusões Venosas da Retina. Trata-se um procedimento extremamente seguro e rápido. Em boa parte dos casos a visão melhora bastante, porém algumas vezes ela apenas impede que o paciente piore ainda mais a visão. Existem 4 medicações no mercado , sendo que as mais utilizadas são o Eylia e o Lucentis.

Tratamento

Elas atuam bloqueando o VEGF (fator de crescimento endotelial vascular), fazendo com que os neovasos da retina regridam. Com isso o acúmulo de sangue sub retiniano é eliminado e a pessoa consegue melhorar sua visão central (DMRI, Edema macular Diabético, Membrana neovascular e na Oclusão Venosa). Já na Retinopatia Diabética a Injeção de Anti-VEGF acaba com a atividade dos neovasos controlando a doença de forma bastante eficaz, de preferência associado ao laser.

O tratamento deve ser indicado por um médico oftalmologista especialista em Retina, sendo o exame OCT e o Mapeamento de Retina essenciais para escolha terapêutica e prognóstico. Todo diabético, hipertenso e/ou idoso acima de 60 anos deve ser avaliado anualmente. O tratamento precoce e individualizado é fundamental para o sucesso.

Vídeos relacionados