FullSizeRender

Conheça a DMRI – Degeneração Macular Relacionada à Idade

Uma doença silenciosa e principal causa de cegueira irreversivel em pessoas acima dos 60 anos.1 Essa é a degeneração que afeta diretamente a mácula, região central e mais nobre da retina, responsável pela captação de imagens centrais e detalhadas que permitem às pessoas enxergar tudo o que está à sua frente.

A degeneração macular relacionada à idade causa, inicialmente, desconfortos e dificuldades de visão que, muitas vezes, podem ser confundidas com uma simples baixa de visão devido ao processo de envelhecimento. Em outros casos, pode passar despercebida pelo paciente. Com a progressão da doença, uma mancha escura se instala na visão central e o idoso passa a ver imagens distorcidas e com linhas tortas.

A degeneração macular relacionada à idade causa prejuízos significativos na qualidade de vida dos pacientes, como dificuldade de realizar tarefas sozinho, dependência da família, além da possibilidade da cegueira irreversível se não tratada rápidamente. Assim, é extremamente importante que com o avanço da idade, sejam feitas consultas periódicas ao oftalmologista especialista em retina.

Dificuldades de visão não devem ser encaradas como uma consequência natural da idade e, diante de qualquer sinal de alteração visual, o médico deve ser procurado. O diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento adequado.

Tratamento

O tratamento é realizado com medicação via oral no caso da DMRI seca e com injeção intra-vítrea de Anti- VEGF, no caso da DMRI exsudava.