Cirurgia Refrativa a Laser (Miopia, Hipermetropia e Astigmatismo)
Existem duas lentes no olho humano, a córnea mais externa e o cristalino mais interno, ambas convergentes e responsáveis pela focalização da imagem na retina. Durante a cirurgia refrativa é realizada uma moldagem na córnea com o objetivo de ajustar o grau da pessoa.
Indicações: quando existe a vontade do paciente em aumentar a independência do uso de óculos ou lentes de contato, melhorando sua qualidade de vida e autoestima.
Procedimentos: existem basicamente dois tipos de cirurgias. A PRK, em que é realizada uma deseptelização corneana, seguida da aplicação do laser e colocação de uma lente de contato terapêutica. E o Lasik, que é realizada uma delaminação corneana, seguida do levantamento de um flap e aplicação do laser.
O paciente interessado deve procurar seu médico para realização de exames que indicarão se ele está apto a fazer a cirurgia. Para realização do procedimento cirúrgico, uma gama de exames pré-operatórios é necessário. A cirurgia é indicada apenas quando há segurança total para a realizacao do procedimento.